O Programa de Educação Comunitária Ambiental Cidade Universitária Governador Marco Maciel (ECO CDUGMMA) realizou, nesta quinta-feira (9), caminha diagnóstica no Loteamento Conceição II, em Vitória de Santo Antão. A ação foi coordenada pela professora da UNIFACOL – Centro Universitário Facol, Viviane Lima.

O programa visa fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes.

Utilizando a educação como ferramenta desafiadora, o objetivo é formar indivíduos criativos, autônomos e conscientes do seu potencial de transformar o mundo que os cercam, impactando positivamente a vida dos mesmos e promovendo melhorias na qualidade de vida local aos moradores da localidade.

“No momento da caminhada os participantes utilizaram placas, nas cores verde, amarela e vermelha, que sinalizaram, respectivamente, o que eles consideram ponto positivo, positivo mas precisa melhorar e ponto negativo”, explicou a docente. Presença de lixo, esgoto a céu aberto e animais espalhando e se alimentando do lixo foram algumas das cenas que chamaram atenção durante o diagnóstico.